Também Tenho O Material Para download

Regulamento_Uniformes_Novo.pdf (4,6 MB) 

Regulamentos


USO, CRIAÇÃO E CONFECÇÃO DE UNIFORMES

Artigo 1º.
O presente regulamento tem por objetivo descrever o uniforme de Jovens, Desbravadores, Aventureiros, Líderes de Aventureiros, de Desbravadores e de jovens, departamentais, pastores, regionais e secretárias de departamento, a fim de regulamentar seu uso, posse e confecção.

Artigo 2º.
O uso correto do uniforme é fator primordial na boa apresentação individual e coletiva, contribuindo para o fortalecimento da disciplina e bom conceito do Clube perante a opinião pública.

Artigo 3º.
Constitui obrigação de todo Jovem Adventista ou membro do Clube zelar pelo uniforme e sua correta apresentação em público. Somente poderão ser usados uniformes atualizados e que estejam em conformidade com este regulamento.

Artigo 4º.
Os uniformes descritos neste Regulamento constituem privilégio exclusivo dos Jovens Adventistas, Desbravadores, Aventureiros e Líderes em atividade. São privativos.

Artigo 5º.
Não é permitido alterar as características dos uniformes, nem sobrepor-lhes peça, artigo, insígnia, ou distintivos de qualquer natureza, particularmente os que caracterizem origem militar, turístico e/ou desportivo, estranhos a este regulamento.

Artigo 6º.
Os membros do Clube, especialmente quando uniformizados, devem portar-se dignamente, dando um exemplo à altura dos princípios simbolizados no uniforme.

Artigo 7º.
O uniforme será usado nas seguintes ocasiões:
• Nos desfiles e investiduras.
• Nas campanhas evangelísticas e comunitárias.
• Quando solicitado pela diretoria.
• Em outras atividades oficiais.

Artigo 8º.
Ocasiões em que o uniforme não poderá ser usado:
• Antes de unir-se ao Clube.
• Quando empenhado em vendas para obter lucros pessoais de natureza comercial ou outros propósitos alheios aos interesses do Clube.
• Em qualquer campanha que não seja comunitária.
• Em qualquer tempo ou lugar em que seu uso produza um reflexo negativo e rebaixe a sua dignidade.
• Quando estiver incompleto.
• Em passeios particulares fora do interesse ou recomendação do Clube.

Artigo 9º.
Nenhum acampamento ou excursão deverá ser levado a efeito sem que o clube esteja identificado visualmente.

Artigo 10º.
Os nomes Desbravadores e Aventureiros, e as insígnias, emblemas e distintivos são de propriedade exclusiva da Divisão Sul Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia (DSA).

Artigo 11º.
A criação de materiais, para fins comerciais, usando emblemas dos Desbravadores, Aventureiros e Jovens poderá ser realizada somente com a autorização da DSA.

Artigo 12º.
Nenhum material (camisetas, manuais, mochilas, etc.) poderá ser criado por clubes, fabricantes ou Campos, com os emblemas oficiais (D1, D2, A1, L1, L2, L3). As exceções serão regulamentadas pela DSA.

Artigo 13º.
Criações especiais, usando emblemas do Ministério Jovem, autorizadas pela DSA, só poderão ser reproduzidas mediante sua autorização ou do fabricante originalmente autorizado.

Artigo 14º.
Os fabricantes de materiais para o Ministério Jovem se restringirão a produzir somente os materiais autorizados e nos modelos definidos. Sua comercialização será feita de acordo com as regras definidas pela DSA, suas Uniões ou Associações/Missões.

Artigo 15º.
Os casos omissos e interpretações serão solucionados pela DSA.

CAPÍTULO II
UNIFORME DE DESBRAVADORES

Artigo 1º
INSÍGNIAS, DISTINTIVOS, EMBLEMAS E DIVISAS

Emblema D1: Este é o símbolo que representa o Clube de Desbravadores. Apresenta a inscrição DESBRAVADORES na parte superior e a inscrição CLUBE abaixo do escudo com a espada. Mede 7,5 cm de largura e altura. É usado na manga direita. Deverá ser bordado em linha vermelha Zenith 2066 ou correspondente.

Emblema D2: É usado na cobertura, medindo 5cm de largura e altura. É usado também na fivela, Emblema D4 e prendedor de lenço. Não contém as palavras DESBRAVADORES e CLUBE, e o escudo com a espada fica centralizado.

Emblema D3: Apresenta um triângulo em perspectiva sobre um globo com o desenho da América do Sul. No Globo o fundo é Verde e o mapa Branco. Deve ser usado na camiseta e boné do uniforme de atividades e no colete. Pode ser usado sempre que se justificar o uso de uma identificação menos formal.
Para fins promocionais, também poderá ser usado traçado em uma cor.

Emblema D4: Representa a organização mundial dos Clubes de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Contém o emblema D2 sobre fundo na cor da camisa do uniforme, com borda em Verde Petróleo e é usado na manga esquerda da camisa ou blusa. Mede 7 cm de largura e 5 cm de altura.
No lenço e na faixa é apenas traçado e bordado em azul sobre fundo amarelo.

Emblema L1: Octógono que representa a liderança dos Desbravadores. Confirma que o líder está acreditado internacionalmente com autoridade para participar nas cerimônias de investidura. É uma figura eqüilátera, com cada um dos oito lados medindo 5 cm, tendo o mapa mundi ao centro em azul, com as linhas meridionais e cartesianas na cor amarela, contorno verde petróleo e fundo azul celeste. Moldurado por seis estrelas douradas que simbolizam as classes regulares. É usado no lenço, no prendedor e na faixa do líder.

Emblema L2: Globo de Líder Máster, contendo uma estrela dourada ao centro com triângulo em vermelho ao fundo. Mede 7 cm de largura e 5 cm de altura, com fundo na cor cáqui, linhas cartesianas em cor amarela e borda verde petróleo. Será usado pelos investidos em Líder Máster na manga esquerda e, com um distintivo correspondente, no bolso esquerdo.

Emblema L3: Globo de Líder Máster Avançado, contendo uma estrela dourada ao centro com triângulo em azul ao fundo. Mede 7 cm de largura e 5 cm de altura, com fundo na cor caqui, linhas cartesianas em cor amarela e borda verde petróleo. Será usado pelos investidos em Líder Máster Avançado na manga esquerda e, com um distintivo correspondente, no bolso esquerdo.

Emblema L4: Apresenta um triângulo em perspectiva sobre um emblema L1. Deve ser usado pelo clube de líderes de Desbravadores em seu uniforme de atividades sempre que se justificar o uso de uma identificação menos formal.
Para fins promocionais, poderá ser usado traçado em uma cor.

Tira com o nome do Clube: Usada na manga direita da camisa ou blusa acima da tira de cargo e do triângulo dos Desbravadores. Mede 8 cm de comprimento e 2,5 cm de largura. A curvatura nas extremidades, de alto a baixo, terá 5 cm. Letras e borda na cor amarela, sobre fundo vermelho.

Tira de Cargo de Diretoria: O Diretor(a), Diretores Associados, Conselheiros, Instrutores, secretários de clube e tesoureiros, regionais, pastores e Capelães usarão uma tira designando sua função. É usada na manga direita acima do triângulo dos Desbravadores, medindo 7 cm de largura e 2 cm de altura. Letras e borda na cor amarela, sobre fundo vermelho.
O departamental deve usar na tira de cargo: Diretor.

Tira de Classe: Poderá ser usada na faixa, indicando a Classe que está em andamento, podendo sobrepor uma acima da outra, estando a última sempre acima das demais. Letras bordadas na cor correspondente da classe, sobre fundo na cor da camisa do uniforme, e bordas vermelhas. Medirá 7 cm de largura e 2 cm de altura.

Tira com o nome do Desbravador: Centralizada imediatamente acima do bolso direito e na faixa na altura do bolso, com 8 cm de largura e 2 cm de altura. Letras bordadas na cor preta, fundo na cor da camisa do uniforme e bordas verde Petróleo.
Não se usará em acrílico.
Opcional: Uso do fator RH, em vermelho, após o nome.

Estrela de tempo de serviço: Opcional. Representa os anos de serviço prestado na Diretoria do Clube ou Liderança dos Desbravadores. Será outorgada pelo Campo à partir do segundo ano. Será bordada em tecido na cor vermelha, com bordas e número na cor amarela, medindo 3 cm e possuindo cinco pontas.

Distintivos de classes regulares: Em formato redondo, produzido em acrílico ou metal nas cores correspondentes às classes, medindo 1,3 cm de diâmetro, contendo o emblema D2 traçado em dourado ao centro. Borda em dourado. Usados no centro da tampa do bolso esquerdo da camisa ou blusa. O Desbravador usará o distintivo de maior grau sempre à direita dos demais, deslocando os anteriores para o lado esquerdo, mas mantendo o alinhamento centralizado. O desbravador poderá fazer a opção de usar apenas o distintivo da última classe investida e o restante na faixa.

Distintivos de classes avançadas: Usados em 2 linhas horizontais, dispostas em ordem crescente, da esquerda para a direita, e de baixo para cima, centralizados imediatamente acima do bolso esquerdo, em ambas as linhas. Em acrílico ou metal coberto com tecido ou tiras bordadas, medindo 3,5 cm de largura e 1 cm de altura, nas cores correspondentes às classes, com dourado ao centro.

Distintivos de classes de liderança: Líder, Líder Máster e Líder Máster Avançado, usarão os distintivos centralizados acima das Classes Regulares, sendo o distintivo de maior grau sempre à direita dos demais, deslocando os anteriores para o lado esquerdo. O líder poderá optar por usar apenas um distintivo. Neste caso, os demais distintivos serão colocados na faixa.

O distintivo de Líder Máster será metálico e terá 0,9cm de altura e 1,3cm de largura. Será uma reprodução do emblema L2, todo na cor prata, apenas com o triângulo ao fundo em vermelho.

O distintivo de Líder Máster Avançado será metálico e terá 0,9cm de altura e 1,3cm de largura. Será uma reprodução do emblema L2, todo na cor ouro, apenas com o triângulo ao fundo em azul.

Insígnia de Excelência: Em acrílico, metal coberto com tecido ou bordado, medindo 3,5 cm de largura e 1 cm de altura. Centro dourado (2 cm), ladeado verticalmente pelas cores representativas do Clube: vermelho (1,5 mm), branco (2 mm) e azul (4 mm) em cada lado, de dentro para fora. Usado por um ano acima dos distintivos do bolso esquerdo ou dos distintivos das classes avançadas. Se a insígnia for conquistada no último ano do desbravador (15 anos) ela poderá ser usada definitivamente no uniforme.

CRITÉRIOS E OBJETIVOS DA INSÍGNIA DE EXCELÊNCIA
(antigo Distintivo de Boa Conduta)

Objetivos
Ainda que o Clube de Desbravadores tenha por objetivo ajudar os juvenis e adolescentes a apreciarem o valor da participação do grupo, não se deve esquecer que há um objetivo para o desenvolvimento deles como indivíduos. A maior parte das atividades dos desbravadores são realizadas em grupo. Isso é vital na aprendizagem da arte da colaboração - um ingrediente necessário para a formação de um cristão bem equilibrado. A Insígnia de Excelência foi desenvolvida visando o reconhecimento da realização individual no período de um ano. Assim como na investidura das classes e Especialidades, a Insígnia de Excelência deve ser apenas concedida àqueles que alcançaram um elevado padrão de eficiência dentro do clube, como exigido em seus requisitos.

Processo de Seleção
Por ocasião do encerramento do ano, a comissão diretiva do Clube faz a seleção daqueles que estão em condições de receber a insígnia.

Critério
O seguinte critério deve ser aplicado pela comissão diretiva do Clube para determinar quais desbravadores receberão a Insígnia de Excelência. Ela será entregue àquele(a) que:
a. É membro ativo do Clube, por dois anos ou mais.
b. É um exemplo nos requisitos de uniforme, pontualidade nas reuniões, e está ativamente envolvido em sua unidade.
c. Crê e vive o Voto e a Lei dos Desbravadores. É fiel aos ideais dos desbravadores e os defende como uma sagrada honra.
d. Aceita, voluntariamente, as responsabilidades que lhe são designadas e demonstra iniciativa e liderança no seu cumprimento individual ou em grupo.
e. Mantém o equipamento pessoal na melhor condição possível.
f. Relaciona-se com todos de uma forma cristã positiva.
g. A cada ano, conclui a Classe dos Desbravadores que corresponde à sua idade e faz as Especialidades oferecidas.

Quando e por quem a insígnia deve ser concedida
A Insígnia de Excelência é entregue, de preferência, no programa do Dia do Desbravador, na igreja, pelo líder mais graduado, em uma cerimônia de Investidura, pelo líder da investidura ou no Campori da Associação/Missão, pelo líder de jovens da Associação/Missão.


Como ela deve ser usada
A Insígnia de Excelência deve ser usada acima dos distintivos das classes avançadas durante o ano seguinte à concessão da insígnia. Se o desbravador não mantém sua qualificação, deve ser colocado no registro de recordações dos desbravadores. A insígnia deve ser usada apenas durante o ano do reconhecimento. Se a mesma for conquistada no último ano do desbravador (15 anos) ela poderá ser usada definitivamente no uniforme.

Distintivo de Batismo: Opcional. Poderá ser usado na tampa do bolso direito, como identificação de todos os membros batizados. O pin será em forma de brasão, medindo 1,2cm de altura e largura em suas extremidades, com uma cruz dourada ao centro, sob um fundo preto, com as letras ASD (Adventista do Sétimo Dia) nas extremidades da cruz, começando na parte superior esquerda. A borda será dourada.

Divisas de classes: Colocadas na manga esquerda, abaixo do globo, em ordem ascendente, bordadas em tecido nas cores das Classes, em fundo na cor da camisa. Medida de 4,5 cm de largura e 5 mm de espessura, com intervalos de 2 mm. Borda verde petróleo.

Divisa de líder: Estrela dourada, medindo 2,5 cm, bordada sobre fundo da cor da camisa do uniforme dos Desbravadores, tendo abaixo todas as divisas de classes regulares, numa tarja. Usada na manga esquerda, abaixo do Emblema D4. Mede 4,5 cm de largura e 8 cm de altura. Borda verde petróleo.

Emblema do Campo local: Bordado com desenho estabelecido pelo Campo, com as seguintes medidas: 7,0 cm de base, 5,0 cm de altura no centro e 2,5 cm de altura nas laterais.

Distintivo de função na unidade: O Capitão (ã), secretário (a), ou outra função necessária usarão um distintivo em acrílico, designando sua função. Letras e emblema D2 na cor branca, sobre fundo vermelho, medindo 5,5 cm de largura e 1,5 cm de altura. É usado no bolso direito acima do nome do desbravador.

Faixa de especialidades: Usada da direita para a esquerda, apoiada no ombro direito, sob a lapela de ombro. Cor verde petróleo, com larguras de 11, 13 ou 15 cm, nos tamanhos pequeno, médio e grande. Cada desbravador ou líder poderá usar apenas uma faixa. Será usada somente em desfiles, cerimônias, eventos especiais e solenidades, por aqueles que tenham pelo menos uma insígnia de
especialidade.

O Desbravador usará o Globo traçado em azul sobre fundo amarelo, com as medidas de 11,5 cm de largura e 8,5 cm de altura, na extremidade inferior, enquanto o líder usará o emblema L1 nas mesmas medidas.
Os trunfos a serem usados na faixa deverão ter o tamanho máximo de 8,5 x 8,5 cm ou 72 cm².

Serão colocados na faixa:
• Insígnias das especialidades alcançadas, agrupadas conforme a cor de fundo, encabeçadas pela insígnia de mestrado (conforme a orientação do Manual de Especialidades).
• Distinções honrosas outorgadas oficialmente ao Desbravador.
• Os líderes poderão exibir seus distintivos de classes regulares.
• Trunfo oficial de participação em Camporis e Congressos da DSA, União, Campo Local ou Camporis Regionais, usados na parte posterior. Trunfos comemorativos do Clube deverão ser aprovados pelo Campo local e, somente em casos excepcionais.
• Distintivos das Classes de Aventureiros, concluídas e investidas na idade correspondente.
• Pin da bandeira do país, em padrão oficial.
• Distintivo de função na unidade, na altura do bolso.
• Tira com nome do Desbravador, na altura do bolso.

Artigo 2º.
UNIFORME OFICIAL

Obs. A compra de tecidos da santista pode ser feita por atacado à vista, ligando para o número 0800-112007, e enviando um fax do cartão do CNPJ e da Inscrição Estadual (no caso da igreja informar que é isento). A compra mínima necessita ser de 100m. Caso haja interesse em faturar o pedido, deve ser feito contato com o mesmo número para que seja acertada a visita de um representante da empresa para cadastrar o comprador, em qualquer parte do Brasil.

UNIFORME DO DESBRAVADOR
MASCULINO – 10 a 15 anos
Calça: Modelo social, na cor verde petróleo (Santista, Gabardine 31 – X66 – 194906TP), barra lisa, com 5 a 9 passadores (proporcional ao tamanho), de 4 cm de altura e 1,5 cm de largura, dois bolsos traseiros embutidos, sem tampa e sem botão. Dois bolsos em diagonal na lateral da calça, um bolsinho frontal embutido (opcional) e duas pregas (voltadas para fora) de cada lado.

Camisa: Conforme o modelo, na cor cáqui (Santista, Grafil 701), com mangas curtas ou compridas quando as circunstâncias assim exigirem. Terá dois bolsos com uma prega vertical sobreposta de 3 cm e uma tampa retangular de 4 cm de largura. Essa tampa será abotoada com colchetes de pressão ou velcro ocultos (não usar botões). Sobre cada ombro haverá uma platina, também conhecida como lapela do ombro, costurada na extremidade do ombro e abotoada junto da gola (conforme detalhe na figura) com 4 cm de largura. A barra da manga, a prega macho e o vivo da camisa terão uma prega com 3 cm de largura. Serão usados botões transparentes.

FEMININO – 10 a 15 anos
Saia: Saia conforme o modelo, na cor verde petróleo (Santista, Gabardine 31 – X66 – 194906TP) com uma prega macho na frente, zíper atrás, 5 a 9 passadores (proporcional ao tamanho), com 4 cm de altura e 1,5 cm de largura, com duas penses dianteiras e duas traseiras em altura do joelho, com bolsos embutidos (ocultos) na costura lateral.

Blusa: Conforme o modelo, na cor cáqui (Santista, Grafil 701), com mangas curtas ou compridas quando as circunstâncias assim exigirem. Terá dois bolsos com uma prega vertical sobreposta de 3 cm e uma tampa retangular de 4 cm de largura. Essa tampa será abotoada com colchetes de pressão ou velcro ocultos (não usar botões). Sobre cada ombro haverá uma platina, também conhecida como lapela do ombro, costurada na extremidade do ombro e abotoada junto da gola (conforme detalhe na figura) com 4 cm de largura. A barra da manga, a prega macho e o vivo da blusa terão uma prega com 3 cm de largura. Serão usados botões transparentes.
Poderá ser acinturada, tendo duas penses sobre o busto.

MASCULINO – Acima de 16 anos
Calça: Modelo social, na cor verde petróleo (Santista, Gabardine 31 – X66 – 194906TP), barra lisa, com 5 a 9 passadores (proporcional ao tamanho), de 4 cm de altura e 1,5 cm de largura, dois bolsos traseiros embutidos, sem tampa e sem botão. Dois bolsos em diagonal na lateral da calça, um bolsinho frontal embutido (opcional) e duas pregas (voltadas para fora) de cada lado.

Camisa: Conforme o modelo, na cor branca (Santista, Grafil 007 ou Grafil Plus 007 – 110601TP ou Gabardine 31 - 007 – 110601TP), com mangas curtas ou compridas quando as circunstâncias assim exigirem. Terá dois bolsos com uma prega vertical sobreposta de 3 cm e uma tampa retangular de 4 cm de largura. Essa tampa será abotoada com colchetes de pressão ou velcro ocultos (não usar botões). Sobre cada ombro haverá uma platina, também conhecida como lapela do ombro, costurada na extremidade do ombro e abotoada junto da gola (conforme detalhe na figura) com 4 cm de largura. A barra da manga e o vivo da camisa terão uma prega com 3 cm de largura. Serão usados botões transparentes.

FEMININO – Acima de 16 anos
Saia: Saia conforme o modelo, na cor verde petróleo (Santista, Gabardine 31 – X66 – 194906TP) com uma prega macho na frente, zíper atrás, 5 a 9 passadores (proporcional ao tamanho), com 4 cm de altura e 1,5 cm de largura, com duas penses dianteiras e duas traseiras em altura do joelho, com bolsos embutidos (ocultos) na costura lateral.

Blusa: Conforme o modelo, na cor branca (Santista, Grafil 007 ou Grafil Plus 007 – 110601TP ou Gabardine 31- 007 – 110601TP), com mangas curtas ou compridas quando as circunstâncias assim exigirem. Terá dois bolsos com uma prega vertical sobreposta de 3 cm e uma tampa retangular de 4 cm de largura. Essa tampa será abotoada com colchetes de pressão ou velcro ocultos (não usar botões). Sobre cada ombro haverá uma platina, também conhecida como lapela do ombro, costurada na extremidade do ombro e abotoada junto da gola (conforme detalhe na figura) com 4 cm de largura. A barra da manga, a prega macho e o vivo da blusa terão uma prega com 3 cm de largura. Serão usados botões transparentes.
Poderá ser acinturada, tendo duas penses sobre o busto.

Lenço do Desbravador: Amarelo com Globo bordado ou serigrafado em azul, com triângulo vazado. Terá larguras de 65 x 95 cm. As medidas do globo serão de 11,5 x 8,5 cm, contendo ao centro um triângulo medindo 5 x 5 cm, com linhas meridionais e cartesianas curvas. A distância do globo para a base do lenço será de 6 cm.

Pode ser usado com o uniforme de atividades e como identificação visual com outra roupa, desde que aquele que o usa esteja envolvido em atividades do clube. É a identificação mundial dos desbravadores, por isso, somente o lenço oficial pode ser usado.

Lenço de líder: Amarelo com borda vermelha em viés ou bordada de 5 mm de largura e tarjas correspondentes às classes com 4 mm (extremidades das tarjas ocultas na borda), com intervalos de 2 mm e emblema L1 bordado. Terá larguras de 65 x 95 cm. As medidas do emblema L1 serão de 11,5 x 8,5 cm. Sua distância para a base do lenço será de 6 cm. Em casos especiais poderão ser produzidos lenços de tamanho grande, conforme a estatura do líder.

Deverá ser usado com uniforme oficial, e de atividades. Quando necessário também poderá ser usado com outra roupa, desde que a mesma combine com os princípios dos desbravadores e que a pessoa que o usa esteja envolvido em atividades do clube. É a identificação mundial dos desbravadores, por isso, somente o lenço oficial pode ser usado.

Prendedor de lenço: Metálico dourado, com 3,8 cm de altura e 2 cm de diâmetro, com o emblema D2 para o Desbravador e L1 para líder, com a medida de 2,5 cm de diâmetro. Será permitido às unidades desenvolverem seus próprios prendedores para uso com o uniforme de atividades do clube.

Opcionais: em tecido bordado, com altura de 4,5cm na frente e 2,5cm nas costas. Para os desbravadores com o Emblema D4 e para líderes com o emblema L1.

Todo o clube deverá fazer a opção de usar o mesmo prendedor de lenço.

Cobertura: Opcional, na cor cáqui para desbravadores de 10 a 15 anos e verde petróleo acima de 16 anos.

Modelo francês, com emblema D2 bordado medindo 5 cm de largura por 4 cm de altura. Cordão torcido (São Francisco) na cor ouro (bitola 4,0 mm) sobre a pala, até as extremidades da aba. Na base uma listra (sutache) amarela. Na parte do morcego uma costura vertical central. Botão no centro da cor do boné e o regulador transparente. Borde interno na cor do boné, com intertela ou espuma em todo seu interior.

Cinto: Verde petróleo, com fivela dourada tendo ao centro o emblema D2, em suas cores oficiais e em relevo. As medidas do triângulo da fivela são 2,5cm de altura e largura.

Calçados e meias
Sapatos: pretos, baixos ou tênis pretos sem detalhes coloridos.
Meias: para os rapazes meias pretas. Para as moças até 15 anos, meia fina, cor da pele ou meia soquete branca sem detalhes, desde que todas usem a mesma opção. Após os 16 anos somente meia fina cor da pele.

Torçal – Cordão de Apito: Será usado tendo no máximo duas cores nacionais predominantes, conforme definido pela DSA. Será usado somente pela diretoria do Clube (diretor e Associados) e Regionais, no ombro esquerdo, com ou sem apito.

Platina – Será usada por regionais, pastores, secretárias de departamento, departamentais e associados. Terá 12 cm de largura, aberta, e 7,3 cm de comprimento com tiras iniciando a 1 cm da base para dentro e tendo espaço de 0,5 cm entre as tiras. Serão usadas com as seguintes características:
• Regionais – Verde petróleo com uma tira cor prata.
• Coordenadores Gerais – Verde Petróleo com duas tiras na cor prata.
• Secretárias de Departamento – Verde petróleo com uma tira dourada.
• Departamentais e Associados de Associação ou Missão – Verde petróleo com duas tiras douradas.
• Departamentais e Associados de União – Verde petróleo com três tiras douradas.
• Departamental e Associado da Divisão – Verde petróleo com quatro tiras douradas.
• Departamental e Associados da Associação Geral – Verde petróleo com cinco tiras douradas.
• Pastores – Verde Petróleo com o logotipo oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia bordado em cor dourada a 0,5 cm da base. Terá medidas de 3,5 cm de altura com 3,8 cm de comprimento.



UNIFORME DE REGIONAL
1. Camisa ou blusa branca (Santista, Grafil 007 ou Grafil Plus 007 – 110601TP ou Gabardine 31- 007 – 110601TP), Calça e saia verde petróleo (Santista, Gabardine 31 – X66 – 194906TP), modelo igual ao dos Desbravadores.
2. Cinto verde petróleo com fivela tendo o emblema D2.
3. Usarão uma platina verde petróleo, na lapela do ombro, com tiras de acordo com a função.
4. Usarão a tira de cargo com o nome regional, de acordo com a sua função, na manga direita, e a identificação do campo no seu local regulamentar.
5. Boné de uso opcional, verde petróleo, no mesmo modelo dos desbravadores.
6. O Emblema D4, as divisas de classes e o nome terão a cor de fundo na cor da camisa.
7. Usarão um torçal nas duas cores nacionais predominantes, de acordo com a definição da DSA, com ou sem apito.
8. Lenço e prendedor de acordo com a sua investidura – Desbravador ou líder.

UNIFORMES DE PASTOR
1. Camisa branca (Santista, Grafil 007 ou Grafil Plus 007 – 110601TP ou Gabardine 31 - 007 – 110601TP), modelo igual a dos desbravadores, manga curta ou comprida.
2. Calça verde petróleo (Santista, Gabardine 31 – X66 – 194906TP), no mesmo modelo dos desbravadores.
3. Cinto Verde petróleo.
4. Boné de uso opcional, verde petróleo, no mesmo modelo dos desbravadores.
5. Platina verde petróleo com logomarca da Igreja.
6. Tira de cargo com o nome Pastor na manga direita.
7. Será usada tira com o nome do Campo.
8. Lenço e prendedor de acordo com a sua investidura – Desbravador ou líder

UNIFORME DE SECRETÁRIA DE DEPARTAMENTO
1. Blusa branca feminina (Santista, Grafil 007 ou Grafil Plus 007 – 110601TP ou Gabardine 31 - 007 – 110601TP), modelo das desbravadoras.
2. Saia verde petróleo (Santista, Gabardine 31 – X66 – 194906TP) modelo igual a das desbravadoras, com cinto verde petróleo tendo o emblema D2.
3. Platina verde petróleo, na lapela do ombro, com uma tira dourada.
4. Tira de cargo com o nome Secretária na manga direita, e a identificação do campo no seu local regulamentar.
5. Boné de uso opcional, verde petróleo, no mesmo modelo das desbravadoras.
6. O Emblema D4, a insígnia de classes e o nome terão a cor de fundo na cor da camisa.
7. Não terá torçal de liderança.
8. Lenço e prendedor de acordo com a sua investidura – Desbravador ou líder

UNIFORMES DE DEPARTAMENTAL E ASSOCIADO
Uniforme A
1. Camisa branca (Santista, Grafil 007 ou Grafil Plus 007 – 110601TP ou Gabardine 31- 007 – 110601TP), modelo americano com detalhes no bolso e na costura vertical (ver modelo da divisão).
2. Calça verde petróleo (Santista, Gabardine 31 – X66 – 194906TP) modelo igual a dos desbravadores com cinto verde petróleo com fivela tendo o emblema D2.
3. Platina verde petróleo, na lapela do ombro, com tira(s) dourada(s), de acordo com seu cargo.
4. Torçal vermelho de liderança no ombro esquerdo, com ou sem apito.
5. Tira de cargo com o nome Diretor ou diretor associado, de acordo com o cargo, na manga direita, e a identificação do campo no seu local regulamentar.
6. Boné de uso opcional, verde petróleo, no mesmo modelo dos desbravadores.
7. O Emblema D4, as divisas de classes e o nome terão a cor de fundo na cor da camisa.
Uniforme B
1. Terno/túnica verde (cor e tecido definidos pela DSA), modelo americano.
2. Camisa branca, lisa sem detalhes
3. Gravata preta lisa sem detalhes.
4. Cinto verde petróleo com fivela tendo o emblema D2.
5. Platina verde petróleo, na lapela do ombro, com tira(s) dourada(s), de acordo com o seu cargo.
6. Tira de cargo com o nome Diretor ou diretor associado, conforme seu cargo, na manga direita, e a identificação do campo no seu local regulamentar.
7. O Emblema D4 e as divisas de classes terão a cor de fundo na cor da camisa em uso.
8. Será usado lenço de acordo com a sua investidura.
9. Identificação do nome em metal resinado com fundo preto, bordas e letras douradas medindo 8x2 cm contendo triangulo D2 (antes do nome), nome e instituição onde trabalha.
10. Torçal de liderança no ombro esquerdo (Cor e modelo definidos pela DSA).
Uniforme C
1. Uniforme modelo e cor igual ao dos desbravadores até 15 anos.
2. Torçal de liderança no ombro esquerdo (Cor e modelo definidos pela DSA).
3. Usarão a platina verde petróleo, na lapela do ombro, com tira(s) dourada, de acordo com o seu cargo.
4. Usarão a tira de cargo com o nome Diretor ou Diretor Associado, conforme seu cargo, na manga direita, e a identificação do campo no seu local regulamentar.
5. Lenço de acordo com a sua investidura.

Artigo 3º.
UNIFORMES DE ATIVIDADES

UNIFORME DA ASSOCIAÇÃO/MISSÃO
Será definido pelo Campo Local. Sua composição básica terá:
Camiseta: Com identificação do Campo e o emblema D3.
Calça ou Saia: Jeans ou outro tecido, exceto peças que caracterizem origem militar (camuflado).
Calçado: Tênis.
Cobertura:
Boné com o emblema D3. Os líderes investidos poderão usar o chapéu do Clube de Líderes. Neste boné poderão ser usados pins.

UNIFORME DO CLUBE
Opcional. Definido conforme critério do Clube, aprovado pelo Campo local e submetido à Comissão da Igreja. O Clube só poderá confeccionar seu Uniforme de Atividades, após possuir os anteriores mencionados neste Regulamento. Quando necessário, para identificação visual, sobre o Uniforme de Atividades deverá ser usado o lenço oficial. O Clube não poderá criar um lenço paralelo. Sua composição básica será:
Camiseta: Com identificação do Clube, do Campo e o emblema D3.
Calça ou Bermuda: De acordo com o critério da Igreja local.
Calçado: Tênis.
Cobertura: Na cor e modelo definido pelo Clube, com o emblema D3. Nesta cobertura poderão ser usados pins.

Artigo 4º.
UNIFORMES - CLUBE DE LIDERES DE DESBRAVADORES:
Uniforme de Gala
1. O mesmo uniforme dos desbravadores acima de 16 anos. Calça/saia verde petróleo (Santista, Gabardine 31 – X66 – 194906TP) e camisa branca (Santista, Grafil 007 ou Grafil Plus 007 – 110601TP ou Gabardine 31 - 007 – 110601TP).
2. Será usada a mesma bandeira dos Desbravadores.
Uniforme de atividades
1. Definido pela União.
2. Prendedor de lenço e lenço conforme investidura – líder ou desbravador.
3. Na camiseta ou em outros materiais promocionais, será usado o emblema L4
4. Cobertura para líderes investidos: Chapéu tipo australiano, cor azul marinho, com as listras das classes em ordem ascendente da esquerda para a direita (amigo-companheiro, pesquisador-pioneiro, excursionista-guia, ladeando o emblema L1).

Artigo 5º.
ACESSÓRIOS

COLETE FUNCIONAL
Uso opcional. Poderá ser usado somente sobre o uniforme de atividades. Neste colete poderão ser colocados trunfos, pins e bottons. Os Distintivos de Classes e as insígnias de Especialidades não poderão ser colocadas nele. Não deve ser usado sobre o uniforme oficial.
Deverá ser aberto, sem botões, com o emblema D3 bordado no lado esquerdo, na altura do peito, nas medidas de 11,5 x 8,5. Terá dois bolsos frontais, na parte inferior.

JAQUETA
Uso opcional. Será usada sobre o uniforme oficial, em situação especiais de clima – Definida pela DSA.